domingo, 25 de janeiro de 2009

Sugestão para 1º dia de aula..

Atividade para trabalhar nome e a individualidade de cada pessoa. (Ideal para alunos de 2ª a 4ª, já alfabetizados)

Em 2007, trabalhei este texto no primeiro dia de aula.
Em casa, fiz uma estrela com E.V.A e escrevi o nome de cada aluno.
Levei o texto digitado e xerocado, fizemos a leitura, comentamos sobre as diferenças e então entreguei as estrelinhas com os nomes dos alunos. Mas entreguei os nomes para as crianças trocadas. Eu perguntava qual é seu nome e entregava um nome diferente... Eles começaram a questionar, aquela não era a sua estrela, seu nome não era aquele. Então, falei sobre as diferenças que existem entre as pessoas, mesmo que elas sejam tão parecidas. Cada um pode apresentar da forma que for mais conveniente. Ah, também usei essa aula para montar, com a turma, os direitos e deveres de cada um na sala de aula e também em toda a escola. Antes de escrever no papel pardo, li cada uma e perguntei se concordavam e se comprometiam em colocá-las em pratica. Assim como eles tiveram deveres eu também anotei o que eu não podia fazer durante as aulas: falar ao celular, comer biscoitos ou chicletes e nem realizar outras atividades.O resultado foi bem positivo.
A seguir, o texto citado acima.
Só peço que mantenham o crédito de minha autoria.

Uma estrela especial
(Margarete Almeida)

Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!
Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.
Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.
Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...
Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!

Reflexão oral

1-Qual é o assunto principal do texto?
2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase?
3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção?
4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada?
5-Onde está sua estrela neste momento?

Atividade para casa

Como você imagina sua estrela e como gostaria que fosse. Faça um pequeno texto com a ajuda dos seus pais.

6 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu blog. As atividades dispostas são mt interessantes. Tenho certeza q meus alunos adorarão!
Bjss e bgd!

Profª Sonia disse...

Querida também sou educadora e amo esse oficio. Gosto muito de pesquisar novidade com pessoas como assim como és, criativa e que compartilha o que desenvolves com o outro. Obrigado tenho certeza que minhas aulas com sua ajuda se tornarão muito mais atrativas. Beijos...

blog de nilva hentzy disse...

Olá Margarete Serrana,gostei muito do texto e farei uma reflexão com meus alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamenta. É muito importante começar o ano letivo com textos que ensinam alguma coisa aos alunos.Sou professora de História, e trabalho nas redes municipal e estadual. Deixo um abraço para todos os professores. Nilva Fratane

Unknown disse...

Texto muito interessante! Gostei muito!

Unknown disse...

adorei seu Blog ...
muyito bacana as suas dicas
vou usar seu texto na minha primeira aula amanha com uma turma do 3º ano


fiz as estrelas
ficou muito bonito o trabalho

valeu ..

Boa sorte pra vc
tudo de bom

Regina disse...

Oi Margarete !!!
Sou professora dos anos iniciais em Cacoal- RO, utilizo das suas sugestões de aulas para trabalhar com minhas turmas !!! Obrigada por compartilhar suas idéias conosco !! Bj