domingo, 25 de janeiro de 2009

Sugestão para 1º dia de aula..

Atividade para trabalhar nome e a individualidade de cada pessoa. (Ideal para alunos de 2ª a 4ª, já alfabetizados)

Em 2007, trabalhei este texto no primeiro dia de aula.
Em casa, fiz uma estrela com E.V.A e escrevi o nome de cada aluno.
Levei o texto digitado e xerocado, fizemos a leitura, comentamos sobre as diferenças e então entreguei as estrelinhas com os nomes dos alunos. Mas entreguei os nomes para as crianças trocadas. Eu perguntava qual é seu nome e entregava um nome diferente... Eles começaram a questionar, aquela não era a sua estrela, seu nome não era aquele. Então, falei sobre as diferenças que existem entre as pessoas, mesmo que elas sejam tão parecidas. Cada um pode apresentar da forma que for mais conveniente. Ah, também usei essa aula para montar, com a turma, os direitos e deveres de cada um na sala de aula e também em toda a escola. Antes de escrever no papel pardo, li cada uma e perguntei se concordavam e se comprometiam em colocá-las em pratica. Assim como eles tiveram deveres eu também anotei o que eu não podia fazer durante as aulas: falar ao celular, comer biscoitos ou chicletes e nem realizar outras atividades.O resultado foi bem positivo.
A seguir, o texto citado acima.
Só peço que mantenham o crédito de minha autoria.

Uma estrela especial
(Margarete Almeida)

Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!
Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.
Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.
Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...
Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!

Reflexão oral

1-Qual é o assunto principal do texto?
2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase?
3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção?
4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada?
5-Onde está sua estrela neste momento?

Atividade para casa

Como você imagina sua estrela e como gostaria que fosse. Faça um pequeno texto com a ajuda dos seus pais.

Mensagem aos pais...

Mensagem aos pais

Queridos pais,

Mais um ano se inicia e com ele a expectativa de sucesso se renova.
É tempo de seguir em frente, buscando novas realizações e, principalmente, acreditar e incentivar os nossos filhos.
O que se faz um pouco, a cada dia, vale mais do que muito, feito em um só dia. Paciência e perseverança são os segredos de todas as conquistas. Se a inteligência e a coragem ditarem as nossas ações; se o coração guiar cada um de nossos passos, se Deus a tudo presidir, então nós podemos acreditar que somos capazes, porque o êxito será algo sempre presente em nossa vida.
A você, pai ou responsável, o meu agradecimento pela confiança e por acreditar em meu trabalho.
Que possamos ter as bênçãos da sabedoria, do amor e da alegria, vindas do nosso Deus para, juntos, contribuirmos para o pleno desenvolvimento das nossas crianças com a certeza de sempre fazermos o melhor.



Com carinho,
Margarete Almeida

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mensagem para o início do ano letivo!

Deus, autor da vida. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à vocação que nos foi confiada.
Que neste novo ano, Senhor, nos lembremos da vocação de ensinar. Que sejamos tocados pelo Teu amor, para que possamos partilhar amor. Que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.
Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos nós, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz.
Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.
Que, nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui.
Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.
Senhor, abençoa este novo ano letivo! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui.

GABRIEL CHALITA
(Educar em Oração)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ganhei um selinho!

Este é o meu primeiro selinho!
É um presentinho especial da amiga Clara!










segunda-feira, 12 de janeiro de 2009