quarta-feira, 21 de novembro de 2012



As crianças e a televisão
É comum hoje em dia a criança voltar da escola, entrar em casa, não cumprimentar ninguém, deixar a mochila no chão e ligar a TV. Ela se senta em frente à TV, e só na hora dos comerciais é que vai dar um beijo em seus pais, trocar a roupa e comer alguma coisa.
Na opinião de diversos pesquisadores, o colega favorito da criançada durante o tempo de folga não é seu irmão, nem o vizinho, nem a bola de futebol, e sim a televisão. Mas ela pode ser um excelente meio de diversão e de educação, pois pode mostrar coisas que as pessoas, sem ela, nunca veriam.
Por exemplo: a TV possibilita que as crianças conheçam lugares distantes, que entrem em contato com culturas diferentes da sua; permite que se divirtam assistindo a histórias fantásticas, desenhos animados engraçados e programas musicais muito interessantes, tudo isso sem sair da poltrona da sala.
Não é coisa nova a discussão sobre a relação que a criança tem com a TV. Alguns dizem que é má, outros, a consideram enriquecedora, dependendo do conteúdo, mas todos concordam que assistir à TV tem se tornado um hábito cada vez mais forte.
Aqueles que consideram a TV como má influência dizem que ela provoca problemas de sono e perda de concentração; problemas de visão; que as crianças começam a ir mal na escola; que ficam agressivas por tentarem imitar cenas que veem nos programas a que assistem; e que ficam obesas por ficarem sentadas na frente da tela sem fazerem exercícios físicos.
Vários países têm feito pesquisa sobre esse assunto. Essas pesquisas mostram que as crianças costumam assistir à TV por até 3 horas por dia, o que é muita coisa, segundo os especialistas.

(Texto adaptado de http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/criancas-frente-a-tela--overdose-detelevisao.php e de http://www.
educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=57191E4A927DAE1FE400A0AB8002883&opsel=2&channelid=0. Acesso: 25 ago. 2011)



E você, o que pensa sobre os efeitos da televisão nas crianças? E sobre o tempo que elas passam assistindo à TV, todos os dias?
Agora escreva uma carta para o jornalista responsável pelo site “Saúde na Internet”, comentando a matéria.
As crianças e a televisão, mostrando qual é a sua posição sobre o assunto. Escreva pelo menos 10 linhas.


Um comentário:

Unknown disse...

Ganhe dinheiro com seu blog trabalhando no conforto de sua casa. Você faz seu horário. Não precisa indicar ninguém para ganhar. Você ganha com seu trabalho! Saiba como em:
www.homemoney.com.br