PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
Tecnologias utilizadas : Televisão e DVD – Filme Happy Feet
Tema: Conviver bem com as diferenças. – “Diferentes, mas não desiguais”
Justificativa
Em minha escola, há um aluno em uma outra sala que tem uma perna mais curta que a outra. Então, a maioria dos alunos da escola começou a chamá-lo de “perninha”.
Ele vem sempre à minha porta esperar um coleguinha para ficarem juntos no recreio.
Sempre que ele chega, meus alunos começam a chamá-lo de “perninha” e, essa situação me incomoda porque ele demonstra tristeza, mas não reage, nem revida. Ao ver o filme happy feet, pensei nele e planejei essa aula sobre convivência.
Objetivos gerais
Espera-se que o aluno seja capaz de:
Reconhecer que é possível uma convivência pacífica, mesmo entre pessoas diferentes;
Compreender que as pessoas são diferentes, mas não desiguais;
Saber que é preciso respeitas as diferenças para que a vivência em sociedade seja pacífica.
Objetivos específicos:
Espera-se que o aluno seja capaz de:
Retratar o colega, de modo respeitoso, em relação às suas características (dificuldades físicas,cabelo, altura,peso, cor da pele...)
Relacionar-se com os diferentes grupos que se formam, tanto na escola quanto na sociedade;
Apreciar a própria imagem, descobrindo a beleza de suas características físicas;
Valorizar a riqueza que a troca de experiência pode trazer, quando as diferenças não importam.
Procedimentos:
A professora deve pedir que a turma faça um círculo e começar uma discussão sobre a presença das diferenças, tanto culturais, quanto às características físicas, em todos os grupos de convivência;
Os alunos falarão sobre os seus sentimentos em relação à discriminação e o preconceito;
Em seguida, assistirão ao filme “Happy Feet”;
Após o filme, eles definirão o sentido das palavras discriminação e preconceito;
A professora deve solicitar que os alunos se olhem no espelho, de preferência, grande que estará na sala de aula e digam o que vêem;
Pedir para que dois alunos se olhem juntos e que cada uma fale sobre a beleza do outro;
Voltando ao filme, eles comentarão se Mano, o pinguim diferente, teria menos importância ou menos valor que os outros;
O assunto agora é sobre o problema do Alexandre (o perninha). Os alunos refletirão sobre o quanto é triste ser tratado por um apelido que remete à deficiência física e o compromisso de tratá-lo pelo nome ou o apelido carinho que já veio da casa dele que é Xande;
Solicitar que eles desaprovem os alunos de outras salas e incentivem para essa nova postura no relacionamento com o aluno Alexandre.
Avaliação:
Observação contínua do comportamento e atitudes dos alunos, para verificar se os mesmos atingiram as competências esperadas.
Público alvo: alunos do 3º ano A.
Duração do projeto: O projeto “Convivendo com as diferenças” será trabalhado no decorrer de todo o ano letivo.
Relato:
A aluno Alexandre passou a ser bem tratado e até estranhou quando chegou à porta e colocou só a cabeça ( ele escondia o resto do corpo) e a minha turma disse que o Xande estava lá. Faltavam uns 2 minutos para o recreio. Então, nós o convidamos para entrar.
A turma até exagerou nos bons tratos. Então, eu disse a ele que nós havíamos conversado sobre aquele apelido. Ele disse que não gostava, mas todo mundo o chamava assim.
Falamos para ele que não o achávamos diferente de ninguém e que a capacidade de cada pessoa não é medida pela sua aparência física.
Neste ano ele não é mais aluno da minha escola e nem sei para onde foi. Mas, até o final de 2008, ele não foi mais chamado de “perninha” pelos meus alunos e por muitos outros, pois passei o projeto para minhas colegas de trabalho que também gostaram da iniciativa.
Se, o problema não foi resolvido totalmente, pelos menos uma sementinha foi plantada e eu a vi brotar...
Um comentário:
Gostaria de te parabenizar pela iniciativa e agradecer por compartilhar a tua experiência. É de professores criativos e dedicados assim que o mundo está precisando.
Abraço
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