quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A utilização da TV digital na escola

A utilização da TV Digital na escola, deve ser direcionada aos programas que agreguem algum valor de aprendizagem. O professor pode selecionar trechos de filmes, pequenos vídeos ou entrevistas que tratem de assuntos relacionados ao cotidiano do educando e com os quais ele já esteja familiarizado, pois isso tornará a aula mais interessante.

Após a escolha do tema a ser trabalhado, o professor pode selecionar diversas opiniões, trechos de entrevistas, fotos, imagens e depoimentos e navegar por estes conteúdos, conforme as dúvidas forem aparecendo, objetivando que os alunos comentem, participem e realmente se envolvam com a assunto em discussão. De acordo com José Manuel Moran:

A tecnologia digital baixa custos, a médio e longo prazo. Na educação, teremos muitos canais e recursos para acessar conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de pesquisas, de projetos e mostrar (apresentar, disponibilizar) os resultados. Poderemos produzir belas aulas e deixá-las disponíveis para os alunos acessá-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na Internet. Haverá mais realismo na interação á distância, nos programas de comunicação a distância, isto é conseguiremos, mesmo fisicamente longe, ter a sensação de estarmos juntos, de quase tocar-nos fisicamente.

Se estivermos viajando poderemos acessar um canal específico e interagir com os colegas e alunos através do celular ou de um computador portátil, o que tornará a TV Digital um canal de interatividade, mesmo que à distância. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/digital.htm. Acesso em: 12 de Dez. de 2010.

Apesar de ainda não estar presente em todas as regiões do Brasil, a TV Digital chega aos poucos aos lares brasileiros e logo fará parte do cotidiano, tanto nos lares, como no ambiente escolar, trazendo grandes perspectivas e inovações ao ensino no Brasil.

Nenhum comentário: