sábado, 26 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Educação na cultura digital

Estamos vivenciando a era digital e a escola não pode mais ficar estacionada na era do quadro-negro e giz. A escola, por natureza, sempre foi muito conservadora e hoje, vê-se obrigada a uma mudança radical em seus costumes, especialmente aqueles educadores que não buscam essa melhoria para si e para seus alunos.

A cultura digital deve fazer parte do currículo programático das escolas. Essa é uma realidade que não pode mais ser negligenciada. E, infelizmente, ainda tem muito educador que prefere aluno fazendo cópia de livro, passar nota na papeleta, entre outras escolhas totalmente arcáicas.

Por possibilitar que as relações humanas sejam mediadas por tecnologias digitais, a educação, que é responsável pela formação do cidadão, tem que se apropriar desses novos recursos, em favorecimento da aprendizagem de seus alunos , possibilitando um melhor desenvolvimento intelectual.

As experiências com a cultura digital no ambiente educativo demonstram uma grande melhoria no relacionamento entre alunos e professores, pois houve uma maior aproximação, entre os envolvidos na aprendizagem, já que um acaba auxiliando o outro naquilo que ele ainda não sabe.

Muitos professores afirmam que não se sentem preparados para lidar com a educação digital. É claro que eles não precisam saber muito de tecnologia, mas precisam acompanhar a evolução e devem se preparar, buscar informações, participar de oficinas. Tudo isso pode ajudar muito e tornar o trabalho mais enriquecedor.

Não acredito que o simples uso da tecnologia possa superar as diferenças e resolver problemas sociais, mas creio que ela seja capaz de promover a inclusão dos menos favorecidos. É só imaginar uma sala de aula, com carteiras digitais, para todos os alunos e todos pesquisando um determinado assunto, através de sites sugeridos pelo professor. O resultado será um trabalho em que todos tiveram a mesma oportunidade de pesquisa, digitação e, utilizando o pen drive, que também já faz parte do cotidiano escolar, é só salvar o material e imprimir.

Nenhum comentário: