sábado, 26 de fevereiro de 2011

MIDIAS NA EDUCAÇÃO -PROJETO MATERIAL IMPRESSO

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - Material impresso

Tema da proposta:

- Aquisição do processo de escrita através de material impresso e lousa digital

Público-alvo:

- Alunos do 2º ano da Educação Básica I da EMEF Paulo Sergio Gualtieri Betarello.

Objetivos:

- Criar condições para que o aluno perceba as várias formas de expressão, através da escrita e que a escrita representa a fala;

- Estimular a iniciativa da escrita, mesmo para alunos ainda não-alfabéticos;

- Deixar que se expressem de forma livre, respeitando o nível de aprendizagem de cada um;

- Estimular a iniciativa da escrita, como importante recurso de aquisição do sistema da escrita.

Mídia a ser utilizada:

- Revistas, cartilhas, revistas e livros didáticos.

Atores e papéis que deverão desempenhar:

- Os alunos do 2º ano da Educação Básica da EMEF Paulo Sergio Gualtieri Betarello.

- A professora explicará que eles receberão alguns materiais para pesquisar figuras de animais, frutas, brinquedos ou fotos de algo que acharem bonito. Eles recortarão a figura, colarão no caderno e escreverão o nome dos objetos.

- Em seguida, trocarão os caderninhos para que o colega verifique a forma como ele escreveu e corrija, se achar necessário.

- A professora pesquisará a figura na internet e mostrará para a classe. Escreverá na lousa digital dos dois jeitos que a palavra foi escrita pelos alunos e, coletivamente, toda a turma fará o ajuste da forma correta da escrita.No final, caso não consigam o professor interfere mostrando como se forma cada parte da palavra.

Recursos a serem utilizados:

- Recortes de jornais;

- Figuras de cartilhas;

- Revistas;

- Lousa digital;

- Sites direcionados à alfabetização.

Período de realização:

- Proposta para ser realizada, semanalmente, em pelo menos 1 hora/aula.

Critérios de Avaliação da atividade:

- Observação contínua do progresso de cada educando, conforme se avança nas várias etapas da alfabetização.

- Avaliação contínua do progresso de cada aluno e, se necessário, a adoção de outros recursos que favoreçam a construção do conhecimento.

Nenhum comentário: